Filantropia Comunitária e Justiça Social

A filantropia comunitária e de justiça social é uma área prioritária de atuação das organizações que integram a Rede e está voltada para o fortalecimento de instituições, grupos e movimentos da sociedade civil a partir do apoio financeiro (grantmaking), do fortalecimento de capacidades e da promoção de diálogos e debates com múltiplos atores.

A doação de recursos é uma forma de transferir poder para mais perto da base, garantindo que eles cheguem a organizações, coletivos, grupos, comunidades e lideranças que trabalham diretamente na promoção da justiça social e na garantia de direitos (direitos humanos, raciais, de gênero, socioambientais etc.) para que as populações e atores locais possam organizar de forma autônoma os seus recursos e ativos para promover  processos de desenvolvimento e transformação baseados nas suas necessidades e potencialidades.

O fortalecimento da filantropia comunitária e de justiça social contribui diretamente para o reconhecimento e legitimação de uma sociedade civil atuante, como um setor  estratégico e prioritário para a consolidação da democracia no país.

A Rede vem realizado diversos esforços para dar visibilidade a estas questões a partir da produção de diversas publicações que alimentam o debate público no campo da sociedade civil no Brasil e no âmbito internacional, disponíveis na nossa biblioteca.

Programa de Sub-doação para o fortalecimento de iniciativas voltadas ao enfrentamento do Covid-19.

Este programa está voltado para o fortalecimento da Rede de Filantropia para a Justiça Social e dos seus membros, a partir de duas estratégias-chave: doação de recursos para os fundos e fundações comunitárias e de atividades de desenvolvimento de capacidades.

O programa de apoio a iniciativas de enfrentamento do Covid-19 junto às comunidades, organizações sociais de base (grantees), lideranças sociais e parceiros está voltado a fortalecer o trabalho das organizações-membro nas seguintes linhas de atuação:

  1. Criação de fundos e linhas de apoio emergenciais para o enfrentamento ao Covid-19: doação de recursos para organizações, movimentos e grupos de base que estão realizando ações diretas
  2. Mobilização comunitária e campanhas de doação: mobilização de atores, doadores e recursos para a realização de ações diretas
  3. Campanhas de comunicação, informação e produção de conhecimento: campanhas informativas, portais de notícias, organização de informações e produção de conhecimento nessa temática

No seguinte link encontram-se disponíveis informações sobre a atuação das organizações membro no contexto de esta Programa.







Apoios:
Rede de Filantropia para Justiça Social
contato@redefilantropia.org.br


Licença Creative Commons
O trabalho Rede de Filantropia para a Justiça Social de Rede de Filantropia para a Justiça Social está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não-Comercial 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.redefilantropia.org.br