Baobá


Criado em 2011, o Fundo Baobá para Equidade Racial é uma organização sem fins lucrativos e seu objetivo é mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras. O Fundo Baobá também busca  promover uma agenda que estimule a filantropia para a justiça social no país, baseada nos princípios de efetividade, transparência e ética.

O trabalho do Fundo visa posicionar a questão da equidade racial como essencial para a democracia brasileira e utilizar as ferramentas de mobilização de recursos e de doação para apoiar as OSCs afro-brasileiras na implantação de projetos pró-equidade racial efetivos e de alta qualidade, baseados em práticas de excelência em termos de gerencialmento de recursos, transparência e prestação de contas. O Fundo Baobá, através de sua atuação na Rede de Fundos Independentes, se junta a outros fundos na promoção de uma agenda de filantropia para a justiça social no país.

São valores do Fundo Baobá:  Ética (a credibilidade e a sustentabilidade do Fundo Baobá devem resultar da independência de seus programas diante de interesses partidários e corporativos; do compromisso em promover a equidade racial por meio da colaboração e do trabalho em parcerias e redes, sempre que possível; e de seu impacto no empoderamento das comunidades afro-brasileiras); transparência (a lisura e a transparência do Fundo Baobá são estratégias fundamentais para conquistar maior apoio na sociedade brasileira, o que deverá ser alcançado por meio da publicação regular de relatórios contábeis e de auditorias) e Probidade (sua habilidade em gerenciar recursos seus recursos de forma responsável, deve ser resultado de suas amplas campanhas de mobilização; do gerenciamento efetivo de seu patrimônio; e de doações estratégicas baseadas em prioridades programáticas solidamente desenvolvidas).

Visite o site da organização em www.baoba.org.br/


Editais Abertos

PROGRAMA JÁ É: EDUCAÇÃO PARA EQUIDADE RACIAL Faltam  dias
Prazo: 31-08-2020
Para transformar a realidade entre jovens da cidade de São Paulo e região metropolitana, o Fundo Baobá está lançando, em parceria com a Fundação Citibank, o programa “Já É: Educação para Equidade Racial”. O programa inclui não só uma bolsa de estudos em cursinho preparatório para o vestibular, como também atividades voltadas para o enfrentamento dos efeitos psicossociais do racismo e para a ampliação das habilidades socioemocionais e vocacionais, incluindo programa de mentoria. Além da mensalidade do cursinho, as despesas de transporte e alimentação também serão custeadas ao longo do programa, que deve ter duração de 12 meses a partir de março de 2021. [...]




« Voltar





Apoios:
Rede de Filantropia para Justiça Social
contato@redefilantropia.org.br


Licença Creative Commons
O trabalho Rede de Filantropia para a Justiça Social de Rede de Filantropia para a Justiça Social está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não-Comercial 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.redefilantropia.org.br